Ainda recentemente dois jovens, um com 17 anos e outro com 25, entraram armados numa escola brasileira e mataram oito pessoas. No final, um dos atacantes matou o outro, e o sobrevivente suicidou-se.
Esta ocorrência vem-nos chamar a atenção para a violência e para a delinquência durante a adolescência e as respetivas repercussões. A este propósito, foi recentemente publicado um livro, coordenado por José Soares Martins e Margarida Simões, intitulado Crime, Desvio e Risco na Adolescência, referindo-se na sua apresentação que “a adolescência é um período vital e critico no processo de socialização do ser humano. Representa uma etapa em que comportamentos, atitudes e aprendizagens – cognitivas, emocionais ou comportamentais – são determinantes nas configurações da vida coletiva que pretendemos projetar no futuro. O modo como se intervém e resolvem os constantes desafios individuais, familiares e comunitários que a adolescência coloca, exige uma compreensão holística e aprofundada da realidade para que práticas e intervenções esclarecidas permitam respostas adequadas a problemas concretos”.
Menciona-se ainda que “este livro, reunindo contributos de vários especialistas, é um relevante apoio e instrumento de trabalho para profissionais e futuros profissionais cuja área de intervenção seja o serviço social, a criminologia, a psicologia clínica, o universo jurídico e a sociologia criminal, entre outras, na construção de respostas superadoras e reparadoras dos desvios e obstáculos com que jovens se deparam no seu processo de desenvolvimento”.
Uma obra de extrema importância, numa altura em que os episódios de violência envolvendo adolescentes proliferam um pouco por todo o lado.
J.M.Ferreira
Discussão
Ainda sem comentários.