está a ler...
Defesa Nacional, Forças Armadas

Forças Nacionais Destacadas – 2020

faA participação de Forças Nacionais Destacadas (FND) em operações de cariz internacional, reflete a materialização dos interesses nacionais no âmbito dos compromissos assumidos com as organizações internacionais que Portugal integra, designadamente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a União Europeia (UE) e a Organização das Nações Unidas (ONU), bem como no quadro bilateral ou multilateral, com países aliados e amigos.

Neste âmbito, foi hoje publicada a Diretiva de Orientação Política para o Planeamento das FND para o Ano Civil de 2020[1], mencionando-se que deve dar-se prioridade às áreas geográficas de interesse estratégico, nomeadamente o Atlântico Norte, o Mediterrâneo, o Magrebe, o Sahel, a Africa Subsariana, e a região do Golfo da Guiné.

Ainda recentemente, o ministro da Defesa elogiou os militares envolvidos em missões internacionais, frisando que a segurança de um país já não está nas suas fronteiras, pode estar até muito longe. Em 2019, estiveram empenhados os seguintes meios: seis navios, 10 aeronaves, 66 viaturas táticas e 2349 militares, contribuindo para a paz, segurança e estabilidade internacional, satisfazendo os compromissos internacionais assumidos por Portugal, demonstrando solidariedade para com os nossos Aliados, e reforçando a presença no Atlântico, como espaço prioritário de interesse estratégico[2].

Duas notas finais. A primeira relaciona-se com a apresentação do novo armamento ligeiro do Exército, o qual está inserido no Programa Sistemas do Combate do Soldado, visando substituir a família de armas ligeiras, nomeadamente a Espingarda Automática G3. A segunda é a relativa ao facto de Rui Rio e António Costa estarem contra reintrodução do serviço militar obrigatório.

Manuel Ferreira dos Santos

__________________________________

[1] Despacho n.º 8142/2019

[2] In Forças Nacionais Destacadas 2019 EMGFA

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: