Relativamente à Justiça recomendamos a leitura de um artigo de opinião da autoria de Amílcar Correia, sobre o colapso do sistema informático dos tribunais (Citius), onde afirma que “cinco anos depois ninguém sabe porque é o sistema informático dos tribunais portugueses sofreu um apagão, que danos daí resultaram e qual é a sua fiabilidade actualmente, sendo que a sua porosidade já foi várias vezes confirmada.” Remata, escrevendo que “Exemplo de maior opacidade e lentidão não há”.
Outra área, onde se vão sucedendo casos que fragilizam o sentimento de segurança, é a saúde. Mais uma vez, foram detetados problemas com bactérias multirresistentes, desta feita no Centro Hospitalar de Coimbra, o que obrigou à suspensão da admissão de novos doentes para transplantes hepáticos.
Tanto num caso como no outro, estamos perante matérias que requerem uma ação intersectorial coordenada e urgente, sempre que possível com base no princípio da precaução, as quais tenderão a agravar-se se não forem adotadas medidas eficazes, envolvendo governos, administrações, profissionais e outros especialistas.
Sousa Santos
Discussão
Ainda sem comentários.