está a ler...
Justiça, Segurança

Global Terrorism Index 2019

Em meados deste ano foi publicado o relatório anual do Índice Global de Paz (GPI), pelo Institute for Economics & Peace (IEP). De acordo com este documento a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo. Portugal ocupa o 3.º lugar, atrás da Islândia e Nova Zelândia.2019.jpg

Além disso, este instituto lançou recentemente o Global Terrorism Index 2019 que contem as tendências e padrões do terrorismo dos últimos tempos, tratando-se de um instrumento importante para a compreensão desta questão.

Portugal ocupa a posição 138, sendo a lista encimada pelo Afeganistão, seguido pelo Iraque e pela Nigéria. No entanto, isto não quer dizer que o nosso país esteja imune a este fenómeno, tal como o atesta o caso dos dois marroquinos que receberam estatuto de refugiados políticos em Portugal, foram investigados pelas autoridades francesas e acusados por pertencerem aos quadros operacionais do estado islâmico. Ou ainda, a detenção, em junho deste ano, de Rómulo Costa, irmão de dois jihadistas portugueses mortos na Síria, em virtude de recaírem sobre ele suspeitas de ter apoiado a chamada célula de Leyton, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais grave, a prisão preventiva.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: