Em meados deste ano foi publicado o relatório anual do Índice Global de Paz (GPI), pelo Institute for Economics & Peace (IEP). De acordo com este documento a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo. Portugal ocupa o 3.º lugar, atrás da Islândia e Nova Zelândia.
Além disso, este instituto lançou recentemente o Global Terrorism Index 2019 que contem as tendências e padrões do terrorismo dos últimos tempos, tratando-se de um instrumento importante para a compreensão desta questão.
Portugal ocupa a posição 138, sendo a lista encimada pelo Afeganistão, seguido pelo Iraque e pela Nigéria. No entanto, isto não quer dizer que o nosso país esteja imune a este fenómeno, tal como o atesta o caso dos dois marroquinos que receberam estatuto de refugiados políticos em Portugal, foram investigados pelas autoridades francesas e acusados por pertencerem aos quadros operacionais do estado islâmico. Ou ainda, a detenção, em junho deste ano, de Rómulo Costa, irmão de dois jihadistas portugueses mortos na Síria, em virtude de recaírem sobre ele suspeitas de ter apoiado a chamada célula de Leyton, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais grave, a prisão preventiva.
Manuel Ferreira dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.