está a ler...
Segurança

International Security Journal – fevereiro

Na edição de fevereiro do International Security Journal (ISJ), destacamos a apresentação de uma série de equipamentos e produtos relacionados com a videovigilância. Um assunto que está na ordem do dia em Portugal, tendo sido aprovada, ainda recentemente, a instalação e funcionamento de um sistema de videovigilância, composto por 26 câmaras, no Município de Olhão. Por sua vez em Leiria e Portimão, a Polícia de Segurança Pública (PSP), prepara-se para insistir na colocação de câmaras inteligentes, depois de a Comissão Nacional de Proteção de Dados ter emitido pareceres negativos por se entender que colocavam em causa a privacidade dos cidadãos.

À semelhança do que tem vindo a suceder nas Forças Armadas dos países mais desenvolvidos, também nas Forças de Segurança, o paradigma tem de mudar, ou seja, um modelo organizacional mais maleável, menos recursos humanos, melhor preparados, devidamente equipados, sendo a sua atuação conjugada com a existência de tecnologia de ponta. Pois, como em tudo, a quantidade não é sinónimo de qualidade. Aliás, não é por acaso que o novo Diretor Nacional da PSP, numa entrevista dada ao Expresso, levanta a questão (entre outras) do excessivo número de esquadras de polícia em Lisboa e no Porto com a consequente dispersão do efetivo, bem como a utilização das bodycams pelos operacionais.

A edição de fevereiro do ISJ debruça-se ainda sobre a temática do terrorismo, da cibersegurança, divulgando um conjunto de eventos relacionados com a área da segurança, de onde realçamos (por uma questão de proximidade) a SICUR 2020 que decorre, entre 25 e 28 de fevereiro, em Madrid.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: