está a ler...
Defesa, Relações Internacionais, Segurança

O Daesh em Moçambique

Conforme se refere num artigo do Público, Cabo Delgado é a mais pobre e a mais rica província de Moçambique, abundante em grafite, rubis, gás natural e desigualdade”.Wook.pt - O Cabo do Medo

Há cerca de dois anos que esta zona está a “ferro e fogo” sem que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) consigam controlar um grupo islamista armado com ligações ao Daesh, contabilizando-se até agora para cima de 700 mortos e um número de deslocados superior a 200 mil. Perante esta incapacidade, terá sido contratada uma empresa militar privada russa que entretanto já abandonou o teatro de operações, entrando em ação os sul africanos.

Perante este quadro, a União Europeia disponibilizou-se para “encetar um diálogo a fim de determinar opções eficazes de assistência e apoiar a cooperação transfronteiriça relevante entre Moçambique e os seus vizinhos”.

Sobre esta temática, foi recentemente publicado um livro, da autoria de Nuno Rogeiro, intitulado O Cabo do Medo – O Daesh em Moçambique 2019-2020, onde se relata toda a verdade sobre a situação explosiva do domínio do Norte de Moçambique pelo Daesh. Trata-se do primeiro livro a nível mundial que revela em primeira mão o que se está a passar na zona de Cabo Delgado: a conquista e subjugação das populações, a violência bárbara com recurso a decapitações e execuções sumárias, a exploração das pessoas e dos recursos disponíveis, a impotência das autoridades moçambicanas em impor a ordem e a paz social.

Um livro de grande actualidade que desvenda uma realidade tão chocante quanto desconhecida.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: