está a ler...
Catástrofes, Saúde, Segurança

Notas esparsas (IV)

1. Soubemos ontem que a partir do dia 15 de setembro, Portugal entra em estado de contingência cujos detalhes ficaremos a conhecer na segunda semana de setembro. Uma estratégia preventiva em relação ao combate à propagação da pandemia de covid-19 em Portugal, abandonando-se a reação em função da evolução dos dados epidemiológicos. Tenta-se, desta forma, evitar que se esteja sempre a correr atrás do prejuízo, isto porque os números que começam a surgir na Europa não nos podem deixar tranquilos.100PCS Disposable Face Mask 3 Ply Anti PM2.5 Anti Particle Mask | Walmart Canada

2. A este propósito, Ricardo Mexia afirmou que “o aumento do número de casos diários de covid-19 nos países mais próximos, como Espanha e França, cria uma certa expectativa sobre o percurso epidemiológico de Portugal, que também viu as infeções a subir nos últimos dois dias”. Por seu turno, um outro especialista, Filipe Froes, afirmou que DGS deve zelar pela fiscalização de eventos de massas.

3. Uma das questões que tem sido alvo de controvérsia é a utilização de máscara no exterior. Para alguns, esta deveria ter sido a primeira medida a tomar devido “à evidência que a Covid-19 pode ter transmissão por via aérea”. A Direção Geral de Saúde, depois de alguma renitência, tal como sucedeu para o emprego deste equipamento de proteção individual em zonas fechadas, porque no exterior “há ar, há espaço, há vento”, parece estar a avaliar uso de máscara na rua. Isto, apesar de serem cada vez mais manifestas as vantagens decorrentes deste comportamento. Nestes e noutros problemas deve-se seguir o princípio da precaução, nos termos do qual as medidas destinadas a evitar o impacto negativo de uma ação devem ser adotadas, mesmo na ausência de certeza científica da existência de uma relação causa – efeito entre eles.

4. Relativamente a comportamentos, segundo o Expresso, terão sido autuadas oito pessoas por dia por não usarem máscara em espaços interiores. Um reflexo da ignorância em relação aos benefícios do seu emprego, e noutros casos de um total desrespeito pelos deveres inerentes a uma sã convivência em sociedade, partindo alguns cidadãos do pressuposto de que apenas são detentores de direitos.

5. Como não poderia deixar de ser, existem sempre “ilustres empreendedores” prontos a aproveitar-se de situações desta natureza para ampliarem o seu património, não regateando esforços nesse sentido, mesmo que coloquem em risco a vida e integridade física dos restantes.  Por isso, não é de estranhar que a ASAE já tenha apreendido 800 mil máscaras e 24 mil litros de desinfetante, desde o início da pandemia de covid-19, no valor total de 1,34 milhões de euros.

6. O país ficou em choque quando se soube que os ingleses este ano não rumariam ao Algarve para passar as suas férias. Ultrapassados que foram vários entraves, os súditos de Sua Majestade começaram a desembarcar aos magotes no Aeroporto de Faro. Mas ao que parece, se tivermos em conta as longas filas para controlo dos documentos, não estávamos preparados para tal. Passou-se, desde logo, a uma troca de galhardetes entre o SEF e a ANA. Contudo, o SEF apressou-se a colocar mais 12 inspetores nesta infraestrutura aeroportuária. Teria sido preferível jogar na antecipação porque bastava ver a imprensa para prever um aumento bastante significativo do afluxo de turistas e as consequências (em diversas dimensões) que daí decorrem. Mais uma vez não ficámos bem na fotografia, passando para o exterior uma imagem de uma “república das bananas”.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: