está a ler...
Defesa, Relações Internacionais, Segurança

Notas e destaques 07-07-2023

image-1Muito se tem falado e escrito sobre a importância da videovigilância na segurança e na sua utilização pelas Forças de Segurança. De acordo com um artigo do Observador, o concurso de 1,5 milhões de euros para a plataforma unificada de sistemas de videovigilância estará sob risco de impugnação. Assim, enquanto por cá o recurso a estes meios continua a marcar passo, em França, mercê dos últimos acontecimentos, pondera-se alterar a lei de segurança de molde a permitir à polícia a ativação de sistemas de vigilância remotamente[TSF]

Ao mesmo tempo, as notícias sobre agressões a polícias continuam a encher as páginas dos jornais. Relata-se hoje no CM (onde a notícia pode ser lida de forma detalhada) que dois polícias sofreram ferimentos enquanto efetuavam uma detenção. Neste tipo de casos e noutros, como o que sucedeu recentemente no Algarve em que um militar da GNR é acusado de ter agredido um cidadão[NM], a videovigilância pode dar um contributo excelente para apurar o que efetivamente aconteceu.  

Por fim, três destaques. Em primeiro lugar a demissão do Secretário de Estada da Defesa e a sua constituição como arguido [SIC], depois a recuperação e alta do militar do Curso de Comandos que esteve em coma induzido [DN], e finalmente  a polémica em torno do fornecimento de bombas de fragmentação [1] por parte dos Estados Unidos à Ucrânia [Euronews].

Sousa dos Santos

___________________________________________

[1] – O que são bombas de fragmentação, proibidas em mais de 100 países? In SIC

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK