está a ler...
Ambiente, Defesa, Relações Internacionais, Segurança

Horizonte

1.À semelhança do que acontece noutros países, o  desaparecimento de idosos é um problema crescente em Portugal, causando angústia e sofrimento para as famílias e amigos dos desaparecidos, e representando um desafio significativo para as autoridades.horizonte

Existe uma multiplicidade de fatores que contribuem para este tipo de ocorrência, nomeadamente a demência e outras doenças (Alzheimer, Parkinson e depressão), alguns medicamentos, os quadros de violência doméstica, a negligência e os maus-tratos e a falta de apoio social.

Neste contexto,  e em virtude das possíveis consequências decorrentes do desaparecimento de um idoso (sofrimento emocional, impacto financeiro, riscos para a saúde, exploração e abuso) é de louvar a criação, por parte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), de uma equipa, denominada Trovit, a qual reúne a informação relativa a este tipo de casos, articula-se com o restante dispositivo, com outras entidades e com os familiares para que seja possível localizar o mais rapidamente possível o idoso desaparecido. Uma iniciativa que depois de devidamente testada deve ser implementada num horizonte próximo.

2.A poluição atmosférica é um problema ambiental grave que afeta a qualidade do ar que respiramos, com consequências nocivas para a saúde humana e para o meio ambiente. A principal causa da poluição do ar é a emissão de gases poluentes por diversas atividades humanas. Os aspiradores de carbono, também conhecidos como tecnologias de captura direta de ar (DAC), são dispositivos que capturam dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera. Funcionam como aspiradores gigantes, filtrando o ar e separando o CO2 dos outros gases. O CO2 capturado pode então ser armazenado no subsolo, utilizado em processos industriais ou convertido em combustíveis sintéticos.

A “Mammoth”  que entrou recentemente em funcionamento na Islândia, é a maior central do mundo deste género, tendo uma capacidade 10 vezes superior à sua antecessora, a Orca. Mercê das consequências da poluição atmosférica tanto no ambiente, como na saúde das pessoas, estamos perante mais um avanço tecnológico que se reveste de extrema importância. Esperamos que tenham sido estudadas todas as possíveis implicações futuras desta tecnologia, e tidos em conta os princípios da prevenção e da precaução.

3.A Rússia e a China têm vindo a dar passos significativos para expandir a sua influência a nível mundial. A Rússia além de ter em curso uma tentativa de anexação da Ucrânia, tem vindo a alargar a sua área de influência em África, nomeadamente no Sahel, em áreas como cooperação militar, defesa, exploração de recursos naturais, energia nuclear e diplomacia. Mais recentemente caíram na sua esfera de influência das ex-colónias portuguesas: Guiné-Bissau cujo presidente diz ser aliado permanente de Putin, S. Tomé e Príncipe que assinou um acordo militar com a Rússia (classificado por alguns como uma forma deste país expressar o seu descontentamento em relação a Portugal) e Moçambique, onde o embaixador (entretanto falecido num contexto nebuloso)  tinha afirmado que Maputo “pode sempre contar com a Rússia”. Relativamente à China, este gigante asiático que neste momento rivaliza com os Estados Unidos adquiriu os direitos de exploração de vários campos de petróleo e gás no Iraque

Movimentações que por motivos de todos conhecidos não nos podem deixar indiferentes e que podem ser o prelúdio de algo mais grave que desde há algum tempo se tem vindo a desenhar no horizonte. 

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK