O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) é o organismo público, que depende direta e hierarquicamente do Primeiro-Ministro, a quem cumpre responder pela produção das informações necessárias à prevenção das ameaças, manutenção da integridade territorial e salvaguarda dos interesses nacionais. 
As Informações produzidas no âmbito do SIRP visam:
- Promover a proteção dos interesses estratégicos do Estado Português;
- Garantir a prevenção de atos que coloquem em perigo a unidade e o Estado de Direito;
- Proporcionar vantagens competitivas em cenários de incerteza;
- Assegurar a projeção dos interesses nacionais.
A responsabilidade pela prevenção das ameaças está a cargo do Serviço de Informações de Segurança. A sua atuação em território nacional visa salvaguardar a segurança interna, prevenindo fenómenos como a sabotagem, o terrorismo e a espionagem, bem como a prática de atos que, pela sua natureza, possam alterar ou destruir o Estado de Direito.
O Serviço de Informações Estratégicas de Defesa atua sem limitação de área geográfica, contribuindo para a salvaguarda da independência nacional, dos interesses nacionais e da segurança externa do Estado português.
Conforme consta de um anúncio, o SIRP abriu sete processos de recrutamento tendo em vista o preenchimento de um conjunto de vagas, entre as quais as de Oficiais de Informações e de Técnicos Superiores. Por despacho do Secretário-Geral do SIRP, embaixador Vítor Sereno, este concurso de admissão estará aberto entre os dias 3 de novembro e 2 de dezembro.
Os Serviços de Informações procuram pessoas dedicadas, ambiciosas, criativas, com sentido de dever e vontade de servir o país. No SIRP, os candidatos terão oportunidade de fazer a diferença em prol do país, de evoluir pessoal e profissionalmente, de entrar numa carreira única e desafiante, de fazer parte de equipas altamente qualificadas e dedicadas, auferindo de um salário justo no âmbito da Função Pública.
Para mais esclarecimentos deve ser consultada a página do SIRP.
J.M.Ferreira

Discussão
Ainda sem comentários.