Anúncios
está a ler...
Ciências Forenses

Investigação Criminal e Ciências Forenses

Para quem de forma direta ou reflexa opera no domínio da investigação criminal, foram recentemente publicadas duas obras que devido aos temas abordados e aos seus autores constituem leitura obrigatória.

InvestigacaoCriminalgO primeiro deles, Investigação Criminal, de José Braz, assessor de investigação criminal aposentado, incide sobre a organização, o método e a prova. Para tal começa por aquilo que apelida de um “olhar transversal” sobre a investigação criminal, passando em seguida ao tratamento da prova e às questões conexas. Traz ainda à colação um tema muito pouco tratado na literatura criminal portuguesa, a negociação e gestão de crises, terminando com a abordagem das questões relacionadas com as novas ameaças criminais, onde se inclui o crime organizado.

cforserjustO outro, Ciências Forenses ao Serviço da Justiça, uma obra coordenada por Maria de Fátima Pinheiro, permite-nos uma visão abrangente de diversos ramos do conhecimento científico que podem ser utilizados na obtenção de resposta às seis questões de ouro da investigação criminal. O leque de temas tratados inclui a genética forense, a lofoscopia, a toxicologia, a antropologia forense, a medicina dentária forense, a balística, o estudo das marcas na identificação de armas de fogo e ferramentas, e a documentoscopia. Conforme se pode ler na sua apresentação “a informação teórica e prática deste livro visa fundamentalmente aspetos que têm servido de suporte aos autores, na qualidade de prestadores de serviços, para um bem comum que assiste a todos os concidadãos: a justiça e a manutenção da ordem social”.

Gomes Lopes
Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: