Utilizando uma metodologia idêntica à “Ordem dos Assassinos“, um homem de 27 anos, armado com uma faca matou esta terça-feira uma pessoa e feriu outras três numa estação de comboios perto de Munique, ao mesmo tempo que gritava “Allah akbar” (Deus é grande).
Este evento, embora sem o impacto destrutivo e mediático dos que ocorreram recentemente em Paris e Bruxelas, contribui de igual forma para adensar o clima de incerteza e receio no dia-a-dia dos europeus que se veem desta forma, cada vez mais, arrastados para a teia da ameaça terrorista, a qual constitui um desafio estratégico muito complexo para a União Europeia, e que irá continuar a marcar a agenda e as atenções das diversas forças e serviços de segurança no espaço europeu.
Isto, no dia em que a polícia italiana deteve dois homens pertencentes a uma célula terrorista localizada no sul de Itália por serem suspeitos de planear ataques em Roma e Londres, ao mesmo tempo a República Checa era alvo de dez ameaças de bomba em três cidades diferentes (Praga, Pardubice e Plzen).
A este propósito, no dia 24 de maio de 2016, irá decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), no âmbito pós-graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança (PG GDS), curso que se enquadra no protocolo estabelecido entre o Instituto Universitário Militar e a (FCSH/UNL), ao qual o Instituto Diplomático se associou, o seminário “O DAESH Dimensão Globalização, Diplomacia e Segurança”, enquanto atividade da PG GDS.
Este seminário tem como objetivos principais:
- Contribuir, através de especialistas de reconhecido mérito, para o aprofundamento do estudo sobre o autodesignado Estado Islâmico, nas suas dimensões “Génese e contexto da ameaça”, “Manobra do DAESH” e “Instrumentos de resposta”;
- Criar condições para que os alunos da PG GDS possam consolidar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos, participando num evento académico público, algo que entendemos ser uma mais-valia específica desta pós-graduação.
Neste contexto, a Academia Militar realizará, no dia 18 de janeiro de 2017, o seminário “A Segurança Interna no Século XXI: Tendências e Dinâmicas”, devendo as propostas de comunicação dar entrada até 29 de julho de 2016. Este seminário tem como objetivos:
- Abordar do ponto de vista científico a Segurança e a Segurança Interna nas suas múltiplas dimensões;
- Aprofundar o estudo e o debate das políticas de Segurança Interna;
- Caracterizar a atividade das instituições de Segurança Interna no plano nacional e/ou internacional;
- Estudar e debater o papel dos atores, desde o plano político ao operacional.
Por fim, dado que se insere neste âmbito, não poderíamos deixar de referir a publicação do livro “Ameaças e Riscos Transnacionais no Novo Mundo Global”, onde se “aborda o conjunto das ameaças e riscos transnacionais, tendo como pressuposto a globalização e a segurança no novo Mundo, e como autores reputados especialistas nacionais. Trata de questões tão importantes como o Mundo bizarro de hoje e de amanhã, o terrorismo transnacional, a pirataria marítima, a criminalidade transnacional organizada, as armas de destruição massiva, as ciberameaças e o quadro legal dos conflitos no ciberespaço, as ameaças e riscos intangíveis aos estados frágeis e às guerras civis, os conflitos regionais e disputa por recursos naturais escassos, as mudanças climáticas e desastres naturais, os choques demográficos e a ordem jurídica internacional e intelligence”.
Portanto, duas iniciativas e uma obra de indiscutível interesse para uma melhor compreensão da realidade que nos envolve.
Sousa dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.