A questão da violência interpessoal está na ordem do dia. Segundo os dados do último Relatório de Segurança Interna, em 2015 foram denunciadas 22.469 casos de violência doméstica (o que não corresponde à realidade devido às cifras negras), números que atestam a gravidade desta questão, desembocando muitas destas situações na morte das vítimas.
A este propósito e tendo em vista dotar os profissionais com competências que permitam agir proactivamente na avaliação de risco e encaminhamento de casos, bem como dotá-los com noções relevantes de processo penal e produção de prova que permita enquadrar a relevância do papel a que são chamados a desempenhar neste domínio, irá decorrer no ISPA, a partir de 22 de outubro, um curso de avaliação e gestão do risco na violência interpessoal, com os seguintes módulos:
- Módulo I– Violência interpessoal como problema de Saúde Pública e Direitos Humanos;
- Módulo II– Da violência intrafamiliar ao homicídio. Contributo para a avaliação retrospetiva do perigo;
- Módulo III– Avaliação Pericial Médico-Legal. Diagnóstico precoce e gestão dos casos. Noções básicas de traumatologia forense e padrões lesionais sugestivos de abuso;
- Módulo IV– Avaliação do risco de homicídio em violência doméstica. Gestão do risco. Análise retrospetiva de HVD. Modelo multidisciplinar de prevenção e de aprendizagem social;
- Módulo V– Violência contra idosos. Problemas e dilemas no meio familiar;
- Módulo VI– Estratégias de articulação na avaliação, sinalização e encaminhamento dos casos.
As inscrições estão limitadas a 20 formandos, os quais, no final, terão acesso a um certificado de formação em “Do Risco ao Perigo. Avaliação e gestão do risco na violência interpessoal” desde que frequentem, pelo menos,11 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial.
J.M.Ferreira
Discussão
Ainda sem comentários.