Anúncios
está a ler...
Justiça, Segurança

Violência e Armas de Fogo em Portugal

I

De forma recorrente encontramos notícias relativas à utilização de armas na prática de ilícitos criminais, nomeadamente em roubos, homicídios, ofensas à integridade física e violência doméstica.

II

A este propósito é de realçar a publicação do livro “Violência e Armas de Fogo em Portugal”, da autoria de JoséWook.pt - Violência e Armas de Fogo em Portugal Manuel Pureza, Tatiana Moura e Rita Santos. Referindo-se na sua apresentação que Portugal encontra-se estabelecido no imaginário coletivo como um país de brandos costumes. Porém, esta é uma noção irreconciliável com as ondas de pânico pontuais suscitadas pelas diversas ocorrências de violência armada em solo nacional, particularmente em contextos suburbanos. Assim, sucedem-se alternâncias dicotómicas entre uma desvalorização do fenómeno e uma histeria massificada que hiperboliza e mediatiza o número de casos de violência armada em solo nacional”.  “Esta obra trata a violência associada à utilização de armas de fogo, em particular, as de pequeno calibre. A grande disseminação e facilidade de acesso a este tipo de armas fora de contextos de guerra transporta a violência para novos espaços. Nestes, as armas de fogo irão adotar outros sentidos que aqui serão objeto de reflexão”.

III

Por fim, não poderíamos deixar de dar nota que em 2016 as autoridades realizaram sete operações de destruição de armas, as quais incidiram sobre cerca de 24 mil armas brancas e de fogo. O número de armas e munições apreendidas em Portugal duplicou em 2016. O acesso a armamento através da internet leva que as autoridades estejam preocupadas com o recurso a armas na prática de crimes, estimando-se que existam para cima de um milhão em situação ilegal no nosso país. Ainda recentemente foram destruídas mais de três mil armas de fogo numa empresa especializada, depois de terem sido apreendidas ou entregues voluntariamente ao Estado pelos seus detentores ou achadores.

L.M.Cabeço

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: