O ciberespaço pode ser definido como o ambiente “virtual onde se agrupam e relacionam utilizadores, linhas de comunicação, sites, fóruns, serviços de internet e outras redes”. Este ambiente não está isento de riscos, os quais estão intrinsecamente ligados à dependência das tecnologias de informação e de comunicação e à quantidade de informação armazenada e em circulação. Ainda recentemente, foi lançado um ataqueinformático de larga escala que se aproveitou de uma falha do sistema operativo Windows para entrar nos computadores, encriptando os respetivos ficheiros para exigir um resgate financeiro em bitcoins.
Em torno desta temática, mais concretamente da ciberdefesa, terá lugar no dia 24 de março de 2017, às 10H00, na Sala do Senado da Assembleia da República, a Conferência Ciberdefesa: o desafio do século XXI.
Além do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, estarão presentes o Vice-Almirante Arnaud Coustillère, Comandante da Ciberdefesa francesa, Christian-Marc Liflander, Chefe da Secção de Ciberdefesa da Divisão de Desafios Emergentes à Segurança no Quartel-General da NATO, e o Coronel Paulo Viegas Nunes, Comandante da Escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO.
Um evento de inquestionável interesse, dado que os ciberdesafios e as ciberameaças surgem um ritmo alucinante, pondo em causa a segurança, a defesa, a estabilidade e competitividade dos estados-nação, bem como o mundo empresarial.
Manuel Ferreira dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.