Está disponível nos escaparates o livro Criminologia Forense, da autoria de Tânia Konvalina-Simas. Da sua apresentação consta que “este livro pretende ajudar a colmatar esta lacuna, apresentando uma reflexão sobre os limites da prática criminológica no contexto forense sobretudo na sua interseção com o Direito Penal, aludindo a modelos de intervenção existentes noutros países com uma prática mais formalizada, propondo modelos de intervenção que encontram ressonância legal em Portugal e convidando a conhecer outras realidades sociais e culturais onde a prática da Criminologia Forense se encontra também no seu início”.
Além disso refere-se que “o pano de fundo desta obra é também uma preocupação com o atual estatuto da profissão de criminólogo em Portugal. Ao ensaiar definições, temas e modelos, procuramos também encontrar vias de profissionalização da Criminologia assentes na prática, ética e deontologia de criminólogos forenses que gozam da vantagem da experiência por viverem em contextos nos quais a Criminologia Forense já encontrou reconhecimento e ressonância”.
Trata-se de um livro “de particular interesse para estudantes e profissionais interessados ¿¿em Criminologia, Justiça Criminal, Ciências Forenses, Processo Penal, métodos de intervenção criminológicos em contextos reais (investigativo e de assessoria técnica) e as respostas do público ao crime bem como a compreensão da criminalidade”.
Manuel Ferreira dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.