Anúncios
está a ler...
Ambiente

Dia Mundial do Ambiente

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Trata-se de um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente. Esta efeméride comemora-se desde 1972, após a conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo. O tema deste ano recai no combate à poluição causada pelo plástico (Beat Plastic Pollution) e na forma de como podemos alterar a utilização do mesmo.IMG_0782

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) aproveitou esta efeméride para a apresentar o relatório sobre o estado do ambiente em Portugal (REA 2018). Nos termos do art.º 23.º da lei de bases da política de ambiente, o Governo apresenta à Assembleia da República, anualmente, um relatório sobre o estado do ambiente em Portugal, referente ao ano anterior. Este documento é posteriormente publicado e divulgado pelo Ministério que tutela a política de ambiente, através da APA, que assegura a recolha, tratamento e análise da informação ambiental, coordenando a sua elaboração anual.

O REA 2018 começa por apresentar um enquadramento socioeconómico nacional. Os capítulos seguintes contêm 28 fichas temáticas de indicadores, organizados em oito domínios ambientais: Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais.

Neste domínio, um dos temas mais importante é a poluição das massas de água de superfície e subterrâneas, abundando os casos de cursos de água atingidos por esta tragédia. Muito estranhamos que um relatório que constitui um instrumento fundamental no apoio à definição, execução e avaliação das políticas de ambiente mas deve ser também a fonte de informação de referência”, no que concerne à água, “um bem essencial para a vida humana, para o equilíbrio dos ecossistemas, para a produção de alimentos, para a geração de energia e para a economia em geral”, incida, em três páginas, somente sobre a utilização de recursos hídricos (títulos emitidos) e as águas balneares (qualidade), não fornecendo dados relativos a outras questões “por ainda não estarem disponíveis dados mais recentes relativamente às edições anteriores”.

Esperemos que seja publicada uma versão final relativa ao ano de 2018 em que estas e outras questões sejam tratadas com a profundidade que merecem devido às implicações que têm para a sociedade em geral.

Manuel Ferreira dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: