Anúncios
está a ler...
Segurança

Serviços de Informações – Ao serviço de Portugal

Os serviços de informações são um pilar essencial para salvaguarda dos interesses do Estado. Incumbe-lhe assegurar, no respeito da Constituição e da lei, a produção de informações necessárias à preservação da segurança interna e externa, bem como à independência e interesses nacionais e à unidade e integridade do Estado, na vertente interna, pela ação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e, na externa, através do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

Neste domínio, uma das figuras emblemáticas foi o ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, o qual na sequência do denominado “Caso das Secretas”, acabou por abandonar o cargo, estando ligado à área da segurança privada.

Recentemente foi publicado um livro, da sua autoria, intitulado Ao Serviço de Portugal, onde, além de quebrar o silêncio em torno deste caso, responde a questões interessam a todos nós: como se organizam os serviços de informação? Quais são os limites e o alcance do trabalho dos «espiões portugueses»? É possível manter um serviço de inteligência sem atravessar as fronteiras da legalidade?

Numa linguagem viva e direta, resultado de longas conversas, Jorge Silva Carvalho começa por recordar as acusações durante a última sessão do seu julgamento, recua aos tempos da formação no SIS, à especialização em contraespionagem, à formação da «Casa da Rússia», a atividade dos serviços em alguns casos de vigilância e contrainformação, e mostra — pela primeira vez — como decorrem essas operações em Portugal e no estrangeiro.

Uma obra essencial para se compreender melhor um setor essencial nos tempos que correm, mercê das ameaças cada vez mais difusas, diversas e complexas. Ao que acresce o facto de Portugal ser um ponto de cruzamento entre culturas e civilizações, membro da NATO e da União Europeia, não se podendo excluir cenários de risco. Além disso, a diáspora portuguesa espalhada por todo o mundo requer uma especial atenção por parte dos serviços de informações.

Manuel Ferreira dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: