Anúncios
está a ler...
Proteção Civil, Saúde, Segurança

Pobreza energética e incêndios urbanos

Imagem relacionadaConforme já referimos, os incêndios em habitações são um sinistro que ocorre com alguma frequência nesta época, a tal facto não será estranha a pobreza energética, ou seja a dificuldade no acesso a uma diversidade de serviços energéticos por parte de um indivíduo ou agregado familiar, sendo geralmente definida como a incapacidade de manutenção de uma habitação aquecida durante os meses de inverno.

Esta incapacidade leva a que os cidadãos lancem mão de vários expedientes para garantir um mínimo de conforto, recorrendo a braseiras, fogões, fornos ou fogareiros a carvão, e a diversos equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores. A este cenário temos de juntar ainda um parque habitacional degradado, habitações ilegais e outras construídas paredes meias com estabelecimentos comerciais e industriais.

Só no distrito de Coimbra, nos primeiros 15 dias do ano, 36 incêndios destruíram ou afetaram habitações, resultando daqui 10 desalojados e quatro feridos. Podemos encontrar muitas outras situações análogas em todo o território nacional, dos quais resultaram, nalguns casos, vítimas mortais.

Para fazer face a esta realidade, tem que se adotar um conjunto de medidas de cariz preventivo e ao mesmo tempo saber como reagir perante um sinistro desta natureza. Acerca desta temática recomendamos a leitura do site Segurança Online, onde estão sistematizadas um conjunto de orientações relativas a incêndios urbanos que consideramos da maior relevância e cujo conhecimento é imprescindível para qualquer cidadão.

J.M.Ferreira

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: