Anúncios
está a ler...
informações, Segurança

Informações e segurança

Na edição de hoje, do rol de artigos de opinião do Público faz parte um texto da autoria da Secretária-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, Maria Graça Mira Gomes, intitulado “Cultura de Segurança num mundo de incertezas”. Gostaríamos de realçar três pontos que consideramos essenciais.

Em primeiro lugar, o destaque que é dado ao facto de Portugal não estar imune a nenhum risco ou ameaça, seja qual for a sua natureza (v.g. terrorismo, crime organizado, espionagem, campanhas de desinformação). Por vezes, embandeirando em arco com os lugares ocupados em determinados rankings, esquecemo-nos desta questão, e depois ficamos espantados quando descobrimos que entre 2013 e 2017 passaram por Portugal 12 suspeitos estrangeiros com ligação a atividades terroristas. Perante este quadro de ameaças, assumem particular importância os Serviços de Informações como instrumento de prevenção.

Depois, o apelo à cooperação que considera “vital no contexto da comunidade das informações, das forças e serviços de segurança, das forças armadas, das instituições públicas e, também, dos cidadãos”. Com relativa frequência aludimos a esta temática, à premência de uma articulação efetiva entre os vários atores, ao estabelecimento de diretrizes de cooperação, de coordenação, sem que os denominados “interesses de confraria” se atravessem no caminho, pois mais uma vez se recorda: a ameaça está entre nós.

Finalmente, a apresentação da segurança como uma responsabilidade coletiva. Para tal “o conhecimento sobre riscos e ameaças ao país e ao mundo é um direito, mas também um dever, de cidadania”. Ou seja, quanto mais informados os cidadãos estiverem sobre as questões de segurança maior capacidade terão para compreender esta realidade e agir em conformidade perante situações concretas cooperando com as Forças e Serviços de Segurança, disso beneficiando a sociedade em geral.

Manuel Ferreira dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: