O crime organizado, pode ser caraterizado como um tipo de criminalidade sofisticada, baseada em organizações, estruturadas segundo diversos moldes, estáveis e duradouras, cujo âmbito de atuação varia entre o regional, o nacional e o transnacional, com capacidade de adaptação e regeneração, dedicando-se a um amplo leque de atividades ilícitas ou lícitas por meios ilícitos, tendo em vista auferir lucros cada vez maiores, que são introduzidos nos mercados legais, o que lhe permite influenciar, aliciar, corromper e comprometer os processos políticos, as instituições democráticas, os média, os programas sociais, o desenvolvimento económico, os direitos humanos, assenta numa autêntica lógica empresarial, aproveitando as inovações tecnológicas, a mobilidade de pessoas, bens e capitais.
Federico Varese entrevistou nos últimos anos alguns dos mais influentes membros da máfia internacional e escreveu sobre os bastidores de organizações secretas e ilegais como a Cosa Nostra, a Yakuza, as tríades japonesas ou as máfias pós-soviéticas, tendo daí resultado um livro intitulado Mafia Life.
Conforme consta da respetiva apresentação, “as máfias estão presentes em todo o mundo, com centenas de milhares de membros e muitos milhões de dólares em receitas. De Hong Kong a Nova Iorque, estas organizações espalham os seus tentáculos ao sector político, financeiro, desportivo e à vida do dia-a-dia. Mas como é pertencer a essas máfias? O que é necessário para fazer parte delas? Como se chega ao topo? E o que acontece quando não se cumprem as regras? Nesta extensa investigação, Federico Varese desvenda algumas das sociedades mais secretas do mundo”.
J.M.Ferreira
Discussão
Ainda sem comentários.