Tal como outras áreas, a defesa e a segurança procuram de forma incessante novas tecnologias que permitam melhorar o desempenho e estar na vanguarda. Neste âmbito, foi recentemente apresentado um protótipo russo, um tanque-drone (plataforma experimental Marker) que pode ser preparado para todo o tipo de missões, conseguindo trabalhar de forma isolada ou apoiando a infantaria na ofensiva e na defensiva.
A utilização deste tipo de armas levanta problemas jurídicos, em termos de reação, prevenção e punição. A Tirant lo Blanch publicou recentemente uma obra intitulada Robótica, Armas y Derecho Internacional, onde se debruça sobre esta temática de forma aprofundada. Uma leitura aconselhável para uma melhor compreensão da questão em apreço.
Por fim, neste domínio, irá realizar-se nos dias 26 e 27 de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a Conferência de Cibersegurança C-DAYS (5ª edição). Trata-se do evento de referência nacional na área de segurança digital, tendo como principal objetivo focar-se nas grandes temáticas que dizem respeito, direta ou indiretamente, à Segurança da Informação e do ciberespaço.
J.M.Ferreira
Discussão
Ainda sem comentários.