está a ler...
Catástrofes, Proteção Civil, Segurança

Incêndios 2019

segcieforConforme se refere num comunicado da Comissão Europeiatodos os anos a Europa é assolada por fogos florestais devastadores que provocam a destruição de milhares de hectares de florestas. Se bem que os países do sul corram um risco mais elevado, nenhum país europeu está imune a este flagelo”.

Daí que estejam a ser reforçadas as capacidades de controlo e coordenação neste domínio, destacando-se as seguintes medidas de preparação e de acompanhamento para a época de incêndios florestais de 2019:

  • Durante o verão, o centro de coordenação de resposta de emergência (CCRE) da UE será reforçado por uma equipa de apoio aos incêndios florestais, que contará com a participação de peritos dos Estados-Membros.
  • É feito apelo aos instrumentos e serviços de monitorização a nível nacional e europeu, tais como o sistema europeu de informação sobre fogos florestais (SEIFF), que oferece uma panorâmica geral dos dados recolhidos pelos países europeus através dos seus programas nacionais em matéria de incêndios florestais.
  • São organizadas, regularmente, reuniões com todos os Estados participantes no mecanismo de proteção civil da UE antes do início da época de fogos florestais, a fim de proceder a uma troca de informações quanto ao respetivo estado de preparação.
  • sistema de satélites Copernicus da UE será utilizado para cartografar as urgências ligadas aos incêndios florestais. Durante os últimos meses foram realizados, no terreno, diversos exercícios de luta contra incêndios florestais, nomeadamente exercícios MODEX para a proteção civil no domínio dos fogos de floresta, que contaram com a participação de peritos e de equipas de salvamento de vários países da UE e incluíram a realização de exercícios de simulação.
  • Além disso, são realizadas reuniões regulares com todos os Estados participantes no mecanismo de proteção civil da UE, antes e durante a época dos incêndios florestais, o que permite um intercâmbio de informações sobre o estado de preparação e os riscos de incêndio.
  • Todos os verões são também destacados para o CCRE peritos dos Estados participantes no mecanismo de proteção civil da UE.

No plano interno, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2019 (DECIR 2019) é constituído por meios dos Corpos de Bombeiros (5 729), da Força Especial de Bombeiros da ANEPC (256), do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (1 842) e da Unidade de Emergência de Proteção Civil da GNR (1 213), da Polícia de Segurança Pública (338), dos Sapadores Florestais (1 610), do Corpo Nacional de Agentes Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (248), da Afocelca (256) e das Forças Armadas (220). Este dispositivo consta da Diretiva Operacional Nacional n.º 2, a qual tem como finalidade definir as atribuições primárias e o modo de articulação dos múltiplos agentes com responsabilidades partilhadas em meios rurais e periurbanos, atuando de modo a assegurar a gestão dos espaços rurais e aplicação de técnicas e táticas e tanto quanto possível eficientes de supressão ou combate, em articulação com quaisquer riscos conexos ou derivados.

Por fim, é de salientar que segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de sexta-feira, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que estas condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de incêndios.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: