está a ler...
Ciências Forenses, Investigação Criminal, Justiça

Busca em veículo

Wook.pt - Código de Processo PenalConforme decorre do Código de Processo Penal (art.º 174.º e ss), quando houver indícios de que os objetos relacionados com um crime ou que possam servir de prova, ou o arguido ou outra pessoa que deva ser detida, se encontram em lugar reservado ou não livremente acessível ao público, é ordenada busca.

Com relativa regularidade, levantam-se questões em torno de buscas efetuadas pelos órgãos de polícia criminal em viaturas, acabando algumas delas por desembocar nas instâncias superiores.

Num Acórdão de 19/12/2019, o Tribunal da Relação de Évora decidiu que “é válida a busca realizada no veículo automóvel do arguido com o consentimento prévio deste”.

No texto do Acórdão refere-se ainda que “nenhuma dúvida se pode, portanto, colocar, quanto à legalidade da busca efectuada ao veículo do ora recorrente, já que a mesma foi previamente consentida pelo arguido – consentimento que, como se sabe, não está sujeito a qualquer exigência de forma, podendo ser escrito, verbal ou através de aposição de impressão digital – consentimento que foi logo expresso no processo, na documentação que acompanha o próprio auto de notícia inicial. Aliás, mesmo que tal autorização fosse assinada em momento posterior à busca, tratar-se-ia, tão-somente, de documentar, de passar ao papel o referido consentimento, cumprindo assim a obrigação legal decorrente da al. b) do nº5 do Artº 174 do CPP.

J.M.Ferreira

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: