O Dia da Internet Segura – 11 de fevereiro de 2020 – é uma iniciativa da rede conjunta Insafe-INHOPE, com o apoio da Comissão Europeia, que visa a criação de uma Internet melhor para todos, especialmente para os utilizadores mais jovens.
No seguimento daquilo que tem vindo a ser sistematicamente referido por algumas personalidades, um estudo recente publicado na Canadian Medical Association Journal (CMAJ) alerta para o facto do uso intensivo de telemóveis e de redes sociais estar associado ao aumento dos problemas mentais, comportamentos de automutilação e suicídio entre os jovens, sobretudo nas raparigas.
Como refere a Guarda Nacional Republicana (GNR) é necessário sensibilizar e conseguir que as crianças e os adolescentes aceitem e ponham em prática boas práticas e regras de utilização da Internet, devendo cada uma delas ser explicada pelos pais e educadores. Este deverá ser o caminho a seguir, devendo ser um processo naturalmente aceite por elas, de forma a conquistar-se a sua confiança, o seu interesse e acompanhá-los no processo de aprendizagem no uso da Internet.
Por fim, não poderia deixar de mencionar um trecho de um excelente artigo da historiadora Raquel Varela, onde a dado passo afirma que “o mundo digital não mudou as crianças. O que as mudou foi um conjunto de comportamentos alienantes que os adultos projectam nelas, de modo pernicioso, designadamente a crescente falta de envolvimento parental no processo de desenvolvimento das crianças e a galopante substituição das relações pessoais pelo uso exagerado das novas tecnologias”.
Manuel Ferreira do Santos
Discussão
Ainda sem comentários.