está a ler...
Saúde, Segurança

Medicamento falsificado – Infarmed

De acordo com a Circular Informativa N.º 082/CD/550.20.001, de 14/04/2020, do Infarmed, o Working Group of Enforcement Officers (WGEO) divulgou um alerta referente ao produto Chloroquine phosphate, 250 mg, tablet, com número de lote ilegível e prazo de validade 11/2022, fabricado por Brown & Burk Pharmaceuticals Limited, sito em “Belgique – Bruxel”. O mencionado fabricante não está autorizado pelas autoridades europeias (o único fabricante europeu com o nome Brown & Burk UK, Ltd. está localizado no Reino Unido e não na Bélgica) e a rotulagem apresenta um erro de ortografia (a palavra “Bruxel” em vez de “Bruxelles”).

Pelo que este produto foi classificado como falsificado pelo Infarmed. 

Ainda recentemente foi descoberta pela Interpol uma fraude internacional relacionada com a COVID-19 relacionada com a aquisição de máscaras.

Como já referimos os medicamentosos falsificados constituem um risco para o consumidor porque são colocados em circulação sem controlo de entidade reguladora, sem garantia de eficácia e segurança (falsificados ou contrafeitos, composição alterada, fora do prazo, transportados sem quaisquer precauções, sem intervenção de um profissional de saúde), dificultam o controlo da propagação da doença, em muitos casos contribuem para o desenvolvimento de estirpes resistentes, são produzidos graças à exploração laboral e são uma importante fonte de financiamento para o crime organizado.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: