está a ler...
Defesa, Proteção Civil

Serviço militar e serviço cívico

Pelo menos em dois artigos, um deles a propósito dos incêndios e num outro sobre a reserva de recrutamento e disponibilidade defendemos, uma vez que se mantêm alguns “pruridos” em relação ao serviço militar obrigatório, a prestação de um serviço de cariz cívico (serviço cívico de proteção civil).

Argumentámos na altura que esta modalidade robusteceria o sentimento de pertença à Nação mercê de um conhecimento mais profundo da realidade nacional (algo que tem vindo a perder-se nas camadas mais jovens) e ao mesmo tempo fortaleceria o sentido nacional de missão, o sentimento de  prestação à comunidade de um serviço de natureza especial, a disciplina e a capacidade de resiliência, potenciando a organização de sistemas de autoproteção e autodefesa, bem como a adoção de medidas de prevenção e de socorro.

Nem a propósito, Henrique Raposo, na sua coluna de opinião no Expresso, defende a recuperação “do serviço militar obrigatório para eles e elas em pé de igualdade. Ao lado, para quem não quiser a tropa, é preciso criar um serviço cívico obrigatório”. Pois, “nós somos uma república de cidadãos que têm de perceber a ideia de serviço e sacrifício, não podemos continuar a ser um mero mercado de adolescentes-consumidores que só respeitam a soberania do impulso consumista”, desconhecendo que há mundo para além desses “muros”.

Esperamos que esses “muros” não demorem muito a ser derrubados.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: