está a ler...
Saúde, Segurança

Consumo de drogas

Uma das grandes preocupações que consta do relatório anual do International Narcotics Control Board (INCB) é o aumento do consumo de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes, um grupo extremamente vulnerável.Consumo de Drogas

No plano interno, segundo o último estudo do SICAD sobre o consumo de álcool, tabaco, drogas e outros comportamentos aditivos e dependências (maio de 2020), 15% dos alunos já consumiram ao longo da vida uma qualquer droga ilícita, sendo que são um pouco menos os que o fizeram no último ano (13%) e bastante menos os que o fizeram no mês anterior à inquirição (6%). A cannabis é, de longe, a substância ilícita mais consumida (13%, 12% e 6% nas temporalidades do longo da vida, últimos 12 meses e últimos 30 dias, respetivamente). O uso de outras drogas ilícitas que não cannabis tem alguma expressão ao nível da experimentação (5%) e do consumo recente (3%)”.

Em torno desta questão, foi recentemente publicada a 8.ª edição de uma obra intitulada  Consumo de Drogas, da autoria de Manuel Monteiro Guedes Valente, mencionando-se na sua apresentação que “o  regime jurídico do consumo de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas – drogas -, conjugado com os vários tópicos jurídicos da legislação em causa, é um objecto de estudo interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, cujo saber das várias ciências devemos avocar para densificarmos a metodologia das ciências jurídicas num quadro societário assente em desafios contínuos, incertos e líquidos”. Pretendendo-se transmitir uma “visão político-criminal global de um fenómeno que persiste na nossa sociedade”.

De acordo com um estudo a nível europeu sobre resíduos de droga nas águas residuais municipais, em Lisboa a média diária de consumo de cocaína foi de 453 miligramas por mil habitantes, ficando a capital no 12.º lugar num universo de 68 cidades europeias.

Por fim, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA)  publicou recentemente um estudo sobre o impacto do Covid-19 nalguns aspetos relacionados com o consumo de drogas (prestação de cuidados, procura de ajuda).

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: