está a ler...
Defesa, Forças Armadas

Forças Armadas – “ajustamentos”

NH90_SASNum artigo publicado no Expresso, o Coronel Nuno Pereira da Silva, acerca do suposto envolvimento de alguns militares ou ex-militares Comandos em atividades criminosas relacionadas com o tráfico de diamantes, ouro e droga, referiu que podemos estar a contribuir para o treino e recrutamento de pessoal para o crime”.

Por diversas vezes, a propósito do modelo de recrutamento e de permanência nas fileiras [1],  alertámos para esta questão, sobretudo para a possibilidade de uma franja de militares ficar refém de interesses obscuros”, nomeadamente de organizações criminosas e terroristas, tendo em vista a utilização dos seus conhecimentos para fins ilícitos. Os exemplos não são tão raros quanto possa parecer, em 2012, um ex-militar foi detido pela Polícia Judiciária por liderar um grupo de oito homens suspeitos de terem assaltado cerca de 30 caixas de multibanco, recorrendo a gás para fazer explodir os equipamentos. Por seu turno, em França, em 2015,  uma dezena de ex-militares franceses, alguns das forças especiais ou da Legião Estrangeira, juntaram-se a diferentes grupos ‘jihadistas’ no Iraque e na Síria.

Definitivamente, embora não se possa confundir a árvore com a floresta, o modelo de recrutamento, de permanência nas fileiras e de regresso à vida civil (no caso dos contratados) carece de ajustamentos, pois como declarou Lima Coelho ao Expresso Lima Coelho, “servir nas Forças Armadas não é ter um emprego, é prestar um serviço à nação e nem todos os cidadãos reúnem condições para o fazer.”

Sousa dos Santos

__________________________

[1] – Impressões – 24/08/20218, Profissionalização das Forças Armadas – 30/06/2016.

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: