está a ler...
Defesa, Relações Internacionais, Segurança

China versus América

Ainda recentemente, «o presidente chinês indicou ao homólogo norte-americano que as relações entre osWook.pt - China versus América dois países, que são as duas maiores potências económicas mundiais, “não devem recorrer a armas” e que a comunidade internacional deve valorizar a paz e a segurança».

Apesar destas palavras, no relacionamento entre os dois países pesam diversos fatores, tais como os interesses que têm no Pacífico, a ascensão económica da China prevendo-se que possa ombrear com os EUA dentro de alguns anos, a questão de Taiwan, bem como o posicionamento que cada um tem relativamente à Rússia e à invasão da Ucrânia.

Sobre este tema, foi recentemente publicada uma obra da autoria de Oliver Letwin, intitulada China versus América, mencionando-se na sua apresentação que “a afirmação da China como superpotência global está a modificar a paisagem política internacional. À medida que o regime chinês se tornou mais assertivo, os EUA foram-no considerando o seu principal rival nos planos económico e militar. Neste livro, Oliver Letwin mostra como o ascenso da China se relaciona com o seu antigo poder imperial e enumera as principais zonas de conflito potencial entre China e EUA, com destaque para Taiwan”.

Além disso,o autor considera que existe um risco efetivo de conflito militar entre a China, como superpotência ascendente, e os EUA, que procuram manter a supremacia mundial. Considera, no entanto, possível, embora difícil, que a guerra seja evitada”.

Mais uma leitura indispensável para compreender a realidade atual e prever o que o futuro nos pode reservar.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: