está a ler...
Ciências Forenses, Cibersegurança, Justiça, Segurança

Inteligência artificial e cibersegurança

Wook.pt - Inteligência Artificial e Processo Penal1. Na sequência de um conjunto de obras relativas à temática da inteligência artificial que temos vindo a divulgar, apresentamos uma, recentemente lançada, da autoria de Hugo Luz dos Santos, intitulada Inteligência Artificial e Processo Penal

De acordo com o seu autor, “a quarta revolução industrial que está a despontar na arena social infligirá momentosas alterações no nosso quotidiano. A inteligência artificial e a internet of things – polarização dialéctica com base na qual avultará, quer a robotização do ser humano, quer a mirífica humanização da máquina – metamorfosearão o processo penal para sempre. Beyond recognition. Emergirá, a partir dessa polaridade dialéctica, um novo Direito (Processual) Penal da Segurança Máxima. É desse neófito quadro dogmático-legal que esta monografia cuidará”.

2. No âmbito da cibersegurança, o Município de Palmela e o Centro Nacional de Cibersegurança promovem, dia 21 de abril, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a Conferência “Os Desafios e a Segurança na Sociedade Digital. A iniciativa, que decorrerá entre as 9h00 e as 17h30, pretende aprofundar e divulgar questões relativas à cibersegurança das empresas, organizações e consumidoras/es.

Dirigida a empresas, organizações públicas, técnicas/os municipais, escolas, pais/encarregadas/os de educação, jovens e população em geral, a conferência integra, além do programa base, 5 conferências satélite. Esta iniciativa conta com as parcerias da Direção-Geral do Consumidor, Universidade Nova de Lisboa, Polícia Judiciária, DECO e Procuradoria-Geral da República.

3. Por fim, ainda neste domínio, não podíamos deixar de fazer referência a um conjunto de cursos no formato e-learning, promovidos pelo Centro Nacional de Cibersegurança, que permitem, de forma gratuita, que qualquer cidadão adquira competências em ciber-higiene. Estes cursos (Cidadão Ciberseguro, Cidadão Ciberinformado, Consumidor Ciberseguro, Cidadão Cibersocial), disponíveis na plataforma NAU, abordam vários temas, como as principais ameaças no ciberespaço, os cuidados a ter na utilização das tecnologias, o problema da desinformação ou o que fazer para consumir online de forma segura, entre outros.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK