está a ler...
Ciências Forenses, Cibersegurança, Justiça, Segurança

Inteligência artificial e cibersegurança

Wook.pt - Inteligência Artificial e Processo Penal1. Na sequência de um conjunto de obras relativas à temática da inteligência artificial que temos vindo a divulgar, apresentamos uma, recentemente lançada, da autoria de Hugo Luz dos Santos, intitulada Inteligência Artificial e Processo Penal

De acordo com o seu autor, “a quarta revolução industrial que está a despontar na arena social infligirá momentosas alterações no nosso quotidiano. A inteligência artificial e a internet of things – polarização dialéctica com base na qual avultará, quer a robotização do ser humano, quer a mirífica humanização da máquina – metamorfosearão o processo penal para sempre. Beyond recognition. Emergirá, a partir dessa polaridade dialéctica, um novo Direito (Processual) Penal da Segurança Máxima. É desse neófito quadro dogmático-legal que esta monografia cuidará”.

2. No âmbito da cibersegurança, o Município de Palmela e o Centro Nacional de Cibersegurança promovem, dia 21 de abril, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a Conferência “Os Desafios e a Segurança na Sociedade Digital. A iniciativa, que decorrerá entre as 9h00 e as 17h30, pretende aprofundar e divulgar questões relativas à cibersegurança das empresas, organizações e consumidoras/es.

Dirigida a empresas, organizações públicas, técnicas/os municipais, escolas, pais/encarregadas/os de educação, jovens e população em geral, a conferência integra, além do programa base, 5 conferências satélite. Esta iniciativa conta com as parcerias da Direção-Geral do Consumidor, Universidade Nova de Lisboa, Polícia Judiciária, DECO e Procuradoria-Geral da República.

3. Por fim, ainda neste domínio, não podíamos deixar de fazer referência a um conjunto de cursos no formato e-learning, promovidos pelo Centro Nacional de Cibersegurança, que permitem, de forma gratuita, que qualquer cidadão adquira competências em ciber-higiene. Estes cursos (Cidadão Ciberseguro, Cidadão Ciberinformado, Consumidor Ciberseguro, Cidadão Cibersocial), disponíveis na plataforma NAU, abordam vários temas, como as principais ameaças no ciberespaço, os cuidados a ter na utilização das tecnologias, o problema da desinformação ou o que fazer para consumir online de forma segura, entre outros.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: