Anúncios
está a ler...
Relações Internacionais, Segurança

Quem Governa o Mundo?

Wook.pt - Quem Governa o Mundo?Por diversas vezes se tem levantado a seguinte questão: quem comanda os destinos do mundo? Em fevereiro deste ano, esta temática foi abordada num debate entre Durão Barroso e António Guterres.

Na altura, o atualmente bem posicionado candidato a secretário-geral das Nações Unidas referiu que vivemos “num mundo que já nem é bipolar nem unipolar”, mas num “relativamente caótico” onde a “falta de clareza nas relações de força, faz com que a imprevisibilidade e a impunidade tendem a multiplicar-se”. Por seu turno, Durão Barroso, ex-Presidente da Comissão Europeia e supostamente em trânsito para ocupar o cargo de presidente não-executivo da Goldman Sachs mostrou-se contrário a esta posição, tendo afirmado que “ninguém manda no mundo hoje em dia”. “Ainda estamos a sofrer de alguma forma os efeitos da crise financeira, mas também é errado pensar que são os grandes grupos financeiros que mandam no mundo. Não há uma conspiração global”. Ambos concordaram que se tem vindo a assistir ao crescimento das desigualdades devido à globalização e à evolução tecnológica, o que conduz a um afastamento do eleitorado e à descrença nos políticos em geral (basta ver os níveis de abstenção), terreno fértil para o populismo, para a xenofobia, para o nacionalismo e posições extremistas.

A este propósito, foi recentemente publicado em Portugal um livro intitulado “Quem Governa o Mundo?”, da autoria de Noam Chomsky, onde este autor, para alguns o maior intelectual da esfera pública, empreende uma incisiva e profunda análise à influência atual dos centros de poder. Focando-se em particular no papel dos Estados Unidos da América, bem como da China, Estados do Médio Oriente e da Europa, Chomsky mais do que limitar-se a analisar a conjuntura mundial desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mostra como se distribuem os poderes no mundo, expondo-os do ponto de vista político, económico e militar. Impetuoso, claro, arrebatador e meticulosamente bem documentado, este livro proporciona um entendimento indispensável aos temas centrais do nosso tempo”.

Uma obra a não perder no momento em que abundam sinais preocupantes, tais como o último teste nuclear da Coreia do Norte que causou um terramoto de 5,3 na escala de Richter na região, a questão do terrorismo associada a diversos conflitos no Médio Oriente e em África, bem como a ataques nos mais variados pontos do globo, o Brexit e todas as suas implicações, a tensão no Mar do Sul da China e outros temas conexos que levaram ao caricato episódio do presidente Obama a sair pela porta traseira do Air Force One quando chegou à cimeira do G20 na cidade chinesa de Hangzhou.

Sousa dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: