Anúncios
está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Segurança

A Metamorfose do Mundo

Não há dúvidas de que estamos perante um grave quadro de alterações climáticas: as temperaturas Resultado de imagem para alterações climáticasestão a aumentar, os padrões de pluviosidade estão a mudar, os glaciares e a neve estão a derreter e o nível médio do mar a aumentar, gerando, nalguns casos, eventos extremos (ondas de calor, secas, cheias e fogos florestais).

De acordo com o Quadro Estratégico para a Política Climática, na Europa, estes eventos extremos têm já impactes significativos sobre múltiplos setores económicos, assim como efeitos adversos sobre a sociedade e a saúde. Portugal encontra -se entre os países europeus com maior potencial de vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas. A generalidade dos estudos científicos mais recentes aponta a região do sul da Europa como uma das áreas potencialmente mais afetadas pelas alterações climáticas. A causa mais provável deste fenómeno está associada ao aumento de gases com efeito de estufa nas concentrações atmosféricas em resultado das emissões provocadas pelas atividades humanas.

Wook.pt - A Metamorfose do Mundo

Como se refere num relatório sobre a adaptação das florestas às alterações climáticas, tendo como fundamento o princípio da precaução, a incerteza associada a esta matéria não deve ser motivo para adiar a consciencialização para a necessidade das sociedades se adaptarem às alterações climáticas e para implementar as primeiras medidas de adaptação.

Em torno desta temática, foi recentemente publicado em Portugal, um livro de Ulrich Beck, intitulado “A Metamorfose do Mundo – Como as alterações climáticas estão a transformar a sociedade”, tendo como objetivo tentar explicar por que razão já não compreendemos o mundo.

Uma obra que contribuirá para uma melhor compreensão da questão e para nos preparar para lidar como os seus impactes nas mais variadas vertentes.

Pedro Murta Castro

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: