Anúncios
está a ler...
Segurança

Terrorismo e forças de segurança

islradicAo contrário do que possa parecer, Portugal não está imunizado contra o terrorismo. A ameaça paira sobre o território nacional, à semelhança daquilo que sucede na Europa e noutros pontos do globo.

No nosso país, o documento estruturante nesta matéria é a Estratégia Nacional de Combate ao terrorismo, onde é dado especial ênfase à questão da deteção e da prevenção, espaço de atuação das forças de segurança (GNR e PSP) em função das suas atribuições (prevenção geral da criminalidade onde se inclui o terrorismo) e da zona geográfica de implantação.

Aliás, na Europa os modelos policiais que melhor resposta têm dado ao fenómeno são os de matriz análoga ao português, basta reparar no caso espanhol, no francês e recentemente na pronta reação italiana ao autor do atentado terrorista de Berlim em dezembro passado. Um dos que mais demorou a reagir, o belga que resultou de um desmantelamento apressado de um modelo dual, chegando a ser apontado por alguns “savants”, há uns anos atrás aquando do processo de reestruturação e reorganização das forças de segurança em Portugal, como um caso de sucesso e como tal um exemplo a seguir.Wook.pt - Sistemas de Segurança Interna

Mas à semelhança daquilo que sucede na prevenção e no combate aos incêndios florestais, nem tudo é prefeito, porque ao contrário dos restantes países que têm um modelo dual, em Portugal a Polícia Judiciária não está integrada nas forças de segurança e detém competências de prevenção e de investigação criminal (neste último caso competência reservada).

Daí que a Assembleia da República, através da Recomendação n.º 130/2017, tenha recomendado ao Governo o reforço e o alargamento da formação específica em matéria de deteção, prevenção e combate ao terrorismo a todos os elementos das forças de segurança que desempenhem funções de carácter operacional de policiamento de proximidade.

Devido aos acontecimentos dos últimos tempos e às particularidades do nosso modelo de segurança interna, trata-se de uma recomendação que faz todo o sentido.

L.M.Cabeço

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: