Embora as catástrofes sejam um fenómeno corrente e recorrente na história da humanidade, de há algumas décadas a esta parte começaram a surgir a um ritmo mais acelerado. Como referiu Ulrich Beck, vivemos numa sociedade de risco, sendo este entendido como um “conceito relativo às expectativas de um impacto potencial negativo de uma determinada ação, acontecimento ou situação, presente ou futura, pelo que envolve sempre algum grau de incerteza”.
Deste tipo de eventos resultam mudanças bruscas que têm de ser geridas de molde a conter os danos, permitir a estabilização e o regresso à normalidade. É neste contexto que se insere o Curso de Gestão de Crises promovido Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, o qual decorrerá de 3 de maio de 2018 a 21 de junho de 2018.
Este curso incide sobre diversas temáticas, como a Segurança Interna, o Terrorismo, a Criminalidade Organizada, a Criminalidade Violenta e Grave, as Manifestações Violentas e os Distúrbios Civis, as Catástrofes Nacionais, e as Ciberameaças, combinando a vertente académica com uma vertente prática, analisando o fenómeno das crises numa perspetiva multidimensional, de modo a fornecer as bases para a compreensão das crises, sua génese, desenvolvimento e consequências.
Uma iniciativa que permitirá aos profissionais que lidam com estas questões adquirir conhecimentos teórico-práticos para ultrapassar alguns obstáculos que surgem nos teatros de operações, pois as crises têm características cada vez mais perigosas e devastadoras, devido a vários fatores (v.g. mudanças climáticas, a expansão urbana, a conflitualidade, o crescimento demográfico).
Manuel Ferreira dos Santos

Discussão
Ainda sem comentários.