Anúncios
está a ler...
Segurança

Regime de Piquete e de Prevenção do SEF

O atividade do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pode ser assegurada em regime de piquete e de prevenção de acordo com regulamentação a aprovar conjuntamente pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração interna, das finanças e da Administração Pública.

Esta matéria do antecedente era regulada pela Portaria n.º 980/2001, de 16 de agosto, a qual foi revogada pela   Portaria n.º 257/2018, de 10 de setembro que aprova o novo  Regulamento de Prestação de Trabalho em Regime de Piquete e de Prevenção do SEF. Este diploma entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte à sua publicação, produzindo efeitos remuneratórios a 1 de março de 2018.

Ao que consta, a revogação do regime em vigor assenta na profunda e significativa alteração da realidade do fenómeno migratório, da natureza e complexidade da criminalidade subjacente, dos desafios que presentemente se colocam ao nível da segurança nacional e internacional, além disso as categorias que integram a carreira de investigação e fiscalização (CIF) do SEF foram redenominadas.

Entre outras alterações, queria salientar que fruto desta redenominação, a prestação de trabalho em regime de piquete no SEF confere direito à percepção de um suplemento nos mesmos montantes que resultam da Portaria n.º 10/2014, de 17 de janeiro, não podendo, em caso algum, ser atribuído um suplemento de valor superior ao atribuído ao pessoal da Polícia Judiciária. Para tal, considera-se que os Inspetores Coordenadores Superiores e Inspetores Coordenadores, Inspetores Chefe, e Inspetores e outros trabalhadores do SEF equivalem, respetivamente, a Coordenadores de Investigação Criminal, Inspetores-chefe, e Inspetores e outro pessoal da Polícia Judiciária. O suplemento de prevenção é calculado com base nestes valores.

Além disso, quando a prestação de trabalho em regime de piquete ocorrer em dias úteis, ao pessoal que o integre é devida uma compensação para a refeição correspondente ao jantar e à ceia, no valor de 8,48(euro) e 4,24(euro), respetivamente. Nos sábados, domingos e feriados a prestação de trabalho em regime de piquete confere direito à compensação correspondente à refeição do almoço, no valor de 7,81(euro), além das relativas às refeições do jantar e ceia, nos valores atrás referidos.

Perante este quadro, ficamos com a nítida sensação que a tutela pretende, desta forma, aplacar a ira reivindicativa do pessoal da carreira de investigação e fiscalização (CIF) do SEF e as consequências daí resultantes, sobretudo para o já de si caótico tráfego aeroportuário. Contudo, o Ministério da Administração Interna tem na sua dependência, além deste serviço de segurança, duas forças de segurança (GNR e PSP), pilares essenciais da segurança interna em Portugal, igualmente com questões desta natureza por resolver.

Sousa dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: