Anúncios
está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Proteção Civil, Segurança

Incêndios 2017 – Relatório

O Ministério da Administração Interna (MAI) tornou público o Relatório «Análise dos Incêndios Florestais ocorridos a 15 de outubro de 2017», elaborado pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, sob coordenação do Professor Domingos Xavier Viegas, referindo-se que “asituação vivida em Portugal no dia 15 de outubro foi completamente excecional. Culminando um período de seca prolongada em que o País se encontrava, na entrada para um período em que o dispositivo operacional se encontrava parcialmente desmobilizado, um fenómeno meteorológico muito pouco usual – o furacão Ophelia – produziu em todo o País, mas de modo especial na região central, ventos muito fortes e secos que potenciaram as centenas de ignições que se registaram nesse dia, produzindo vários incêndios que, no seu conjunto destruíram mais de 220 mil hectares em menos de 24 horas, o que constitui um recorde para Portugal. Nas zonas afetadas pelos incêndios de 15 de outubro, o teor de humidade dos combustíveis finos foi significativamente inferior a 10%, chegando mesmo a atingir valores muito próximos dos 5%, estando assim criadas condições de perigo extremo de incêndio”.

O documento articula-se da seguinte forma:

Um relatório que merece uma leitura demorada, pois através dele ficamos com um retrato fiel da catástrofe, daquilo que esteve na sua génese, das respostas dadas pelas várias entidades envolvidas, e sobretudo das recomendações propostas, estando algumas delas de acordo com aquilo que temos vindo a defender.

Finalmente, é de referir que se comemora hoje o Dia da Proteção Civil. Além disso, no último Conselho de Ministros foi aprovada a versão final do Decreto-Lei que estabelece a nova orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) cumprindo a decisão do Governo para reformar o modelo de emergência e proteção civil.

L.M.Cabeço

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: