A CEPOL é uma agência da União Europeia que promove a cooperação policial através da formação. Visa tornar-se um polo de craveira mundial e um motor da mudança no domínio da formação dos agentes das autoridades com funções policiais, bem como contribuir para dar resposta aos desafios no domínio da segurança a nível europeu e mundial, aproximando as comunidades de forças policiais com vista à partilha de boas práticas, conhecimentos e experiências.
Em suma:
- Apoia, desenvolve, implementa e coordena a formação de agentes das autoridades com funções policiais
- Concede subvenções aos institutos nacionais de formação (parceiros-quadro) para a implementação da sua carteira de formação
- Coopera com países terceiros no quadro de acordos de trabalho
- Forma comandantes, futuros comandantes e formadores
- Integra a investigação na formação
Na sua última publicação, Nr. 18 of the European Law Enforcement Research Bulletin (Spring/Summer 2019), constam, entre outros dois artigos de autores portugueses:
- The Investigative Interview Contribution to Law Enforcement: Perceptions of Portuguese Police Officers and Magistrates, Paulo Barbosa Marques e Rebecca Milne;
- Core Capabilities: Body-worn cameras in Portugal, Sónia M. A. Morgado, Ricardo Alves.
Duas publicações extremamente interessantes, sobretudo para todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade nesta área, devido à necessidade de atualização permanente para fazer face aos desafios que vão surgindo.
Pedro Murta Castro
Discussão
Ainda sem comentários.