Contágio é um notável ensaio escrito por David Quammen, um dos mais reconhecidos nomes da literatura científica. Um livro sobre a história dos principais vírus zoonóticos que ameaçam os humanos e deixa um aviso: temos de nos preparar para o pior.
Esses vírus – como o Hendra, o Ébola, o VIH, ou mais recentemente, o SARS-CoV-2 – antes, contidos e limitados a um determinado espaço estão agora a circular entre os humanos com consequências catastróficas.
Numa narrativa que tem tanto de brilhante como de devastadora, Quammen põe a nu os efeitos perniciosos da globalização. Juntamente com alguns dos melhores cientistas do mundo, explica-nos como a invasão de ecossistemas milenares em prol de uma expansão económica sem limites, que nos deixa à mercê de infeções perigosas que nos são transmitidas pelos animais que prosperavam nos habitats que destruímos.
Num momento em que a Humanidade perde o chão com o tremendo impacto global da pandemia de um novo coranavírus, o SARS-CoV-2, é urgente ler o livro que previu este desastre viral e que nos diz como impedir que o mesmo volte a acontecer.
Pedro Murta Castro
Discussão
Ainda sem comentários.