está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Proteção Civil, Segurança

Os drones que tardam

Assistimos a um constante incremento do uso de drones nos mais variados tipos de missões. Inicialmente apenas os militares recorriam a estas aeronaves, posteriormente a sua utilização foi estendida a outras áreas, nomeadamente adronetekever segurança interna (v.g. fluxos de trânsito, incêndios, acompanhamento de operações, ambiente, grandes eventos).

Em Portugal, relativamente aos incêndios, tudo apontava para que este verão estivessem operacionais 12 drones de vigilância, pelos quais terão sido pagos 4,5 milhões de euros e que se iriam juntar aos que já são utilizados pela GNR. Até ao momento, estas aeronaves ainda não entraram em ação, não obstante terem sido indicadas diversas datas para o efeito, tudo se processando numa espécie de “jogo do empurra” entre o Ministério da Defesa, do Ambiente e a Força Aérea.

Porque são inegáveis as vantagens destas aeronaves na prevenção dos incêndios, no apoio ao respetivo combate e no socorro, resulta daqui um evidente prejuízo em toda esta dinâmica que se tem vindo a arrastar e ao que parece prolongar-se-á no tempo, havendo já quem duvide da possibilidade de utilização destes meios no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2020.

Como escreveu o Major – General Carlos Branco, “seria injusto não tirar o chapéu à competência do Governo em matéria de propaganda, ou se quisermos, em matéria de Comunicação Estratégica, como se diz agora, pela forma como tem vindo a iludir os portugueses nesta matéria e como conseguiu neutralizar qualquer pensamento crítico da Comunicação Social relativamente ao que está a ocorrer”.

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: