Anúncios
está a ler...
Catástrofes, Segurança

Incêndios – Fogo técnico e contraordenações

Maio está a acabar e junho começa a abrir as portas e com ele chegam não só os dias quentes para festejar os santos populares, mas também propícios à ocorrência dos incêndios florestais, tendo-se nesta matéria já entrado na denominada Fase Bravo (15 de maio a 30 de junho)[1].

No “rescaldo” da última época de incêndios florestais, até este momento, dado que segundo o Ministro da Administração Interna os bombeiros têm de ser mais eficazes, entre outras medidas:

Nesta senda, foi hoje publicado o Decreto-Lei n.º 83/2014, de 23 maio, o qual ao alterar o Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho[2]:

  • Clarifica as disposições relativas ao fogo técnico, com vista a uma maior eficácia deste instrumento, quer no âmbito da prevenção, quer do combate aos incêndios florestais, tendo em conta as especificidades técnicas associadas e as condicionantes de utilização.
  • Ajusta as competências para a instrução dos processos de contraordenação e para a aplicação das respetivas coimas e sanções acessórias.

São duas medidas importantes. A temática subjacente à primeira já esteve na origem de incidentes entre intervenientes no dispositivo de combate aos incêndios (GIPS e Bombeiros). Por sua vez, a segunda visa reforçar a prevenção dos incêndios através de uma efetiva aplicação das coimas, pois há muito que se constatou que o modelo vigente não produzia os efeitos desejados, dado que a maior parte dos autos de contraordenação levantados não tinham qualquer consequência prática.

J.M.Ferreira

__________________________

[1] Fase Bravo arranca com mais dinheiro e meios no combate aos fogos. In RR
 
[2] Decreto- Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 17/2009, de 14 de janeiro e n.º 114/2011, de 30 de novembro.
Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: