Estão novamente disponíveis nos escaparates duas obras que reputo de referência em termos de investigação criminal, ambas da autoria de José Braz, um consagrado histórico da Polícia Judiciária.
A primeira delas intitula-se “Investigação Criminal – Os desafios da nova criminalidade. A organização, o método e a prova”, onde incide sobre a organização, o método e a prova. Para tal começa por aquilo que apelida de um “olhar transversal” sobre a investigação criminal, passando em seguida ao tratamento da prova e às questões conexas. Traz ainda à colação um tema muito pouco tratado na literatura criminal portuguesa, a negociação e gestão de crises, terminando com a abordagem das questões relacionadas com as novas ameaças criminais, onde se inclui o crime organizado.
A outra, “Ciência, Tecnologia e Investigação Criminal – Interdependências e limites num estado de direito democrático”, conforme refere Teófilo Santiago, “não é mais um livro sobre Investigação Criminal, mas um verdadeiro tratado sobre o tema, em que o autor junta os muitos saberes e experiência de investigador criminal de referência a uma qualidade científica própria dum estudioso exigente e empenhado, tudo isto com uma linguagem simples e acessível que não belisca, antes enriquece, o estilo elaborado, cuidado e fluente que é imagem de marca do autor. Recomendado a todos e imprescindível para os investigadores criminais”.
Sousa dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.