Anúncios
está a ler...
Segurança

Meios inovadores de policiamento – UVYCO

Resultado de imagem para prevenção policial ptAfirmámos há algum tempo que “as ameaças vão continuar a evoluir e temos que encontrar meios para lhe fazer face, tentando nunca perder o equilíbrio entre o direito à privacidade e à segurança”. No caso das forças de segurança, uma das suas áreas mais importantes de atuação é a prevenção dos ilícitos criminais e contraordenacionais, através do patrulhamento nas suas diversas modalidades ao que se junta a investigação dos ilícitos que conseguem passar o crivo prevencional.

Para que as forças de segurança consigam garantir a segurança das populações das suas zonas de ação têm de acompanhar a evolução das ameaças. Mas tem de fazê-lo num quadro circunstancial em que a entrada de recursos humanos tem vindo a decrescer, ao que se tem de associar uma constante pressão para diminuir custos.

Assim, o futuro das forças de segurança terá de passar por um entrosamento cada vez mais intenso entre os recursos humanos disponíveis e a tecnologia, para que consiga prevenir e investigar os ilícitos atrás referidos, tal como já referimos em diversos artigos, nomeadamente:

A este propósito foi recentemente apresentada, em Murcia – Espanha, a UVYCO (Unidad de Vigilancia y Control). Trata-se de um veículo para vigilância altamente especializado que incorpora um acervo de novas tecnologias para lidar com todos os tipos de situações que possam surgir no domínio da segurança e que normalmente não estão disponíveis no local, particularmente nas áreas rurais ou em grandes áreas do território.

Do seu completo faz parte um drone, o que permite expandir consideravelmente as áreas de monitorização, conseguindo cobrir extensões até 10 km quadrados em apenas 20 minutos.

Assim, este veículo pode ser utilizado numa multiplicidade de situações, nomeadamente, em grandes áreas residenciais, na vigilância costeira, na localização de veículos furtados ou roubados, na perseguição de suspeitos, na deteção e prevenção de incêndios, na localização de caçadores furtivos, no investigação do tráfico de drogas, na localização de pessoas em incêndios ou terremotos, na avaliação de catástrofes.

Não nos iludamos, o futuro passa cada vez mais pela adesão a meios inovadores que simplificam e contribuem para eficácia e eficiência da atuação policial, como seja o caso deste tipo de veículo.

Pedro Murta Castro

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: