Anúncios
está a ler...
Segurança

Deteção de substâncias psicotrópicas – Dräger DrugCheck 3000

Wook.pt - Código da EstradaO Código da Estrada proíbe a condução sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas, enquadrando-se nesta situação o condutor que, após exame realizado nos termos do presente Código e legislação complementar, seja como tal considerado em relatório médico ou pericial[1].

Para tal, são especialmente avaliadas as seguintes substâncias psicotrópicas:

  • Canabinóides;
  • Cocaína e seus metabolitos;
  • Opiáceos;
  • Anfetaminas e derivados.

A deteção de substâncias psicotrópicas inclui um exame prévio de rastreio e, caso o seu resultado seja positivo, um exame de confirmação, definidos em regulamentação, sendo o exame de rastreio efetuado através de testes rápidos a realizar em amostras biológicas de urina, saliva, suor ou sangue e serve apenas para indiciar a presença de substâncias psicotrópicas[2].

Os analisadores qualitativos, bem como os modelos dos equipamentos a utilizar nestes testes rápidos, são aprovados por despacho do presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)[3], só podendo ser utilizados pelas entidades fiscalizadoras, no rastreio da presença, na saliva dos condutores, de substâncias psicotrópicas, os modelos de equipamentos que realizem testes rápidos na saliva e obedeçam a um determinado conjunto de  características[4].

Neste contexto, foi aprovado para utilização na fiscalização do trânsito, pelo presidente da ANSR, através do Despacho n.º 7149/2018, o equipamento de rastreio na saliva para deteção de substâncias psicotrópicas da marca Dräger modelo, DrugCheck 3000, o qual possibilita a obtenção de amostras de forma rápida e segura (entre 3 a 5 minutos), não precisa de energia para funcionar e pode ser utlizado em qualquer local, evitando, desta forma, deslocações e as perdas de tempo associadas.

Sousa dos Santos

________________________________________

[1] Art.º 81.º do Código da Estrada

[2] Art.º 8.º do Regulamento de Fiscalização da Condução Sob Influência do Álcool ou Substâncias Psicotrópicas (RFCSIASP).

[3] Art.º 14.º, n.º 3 do RFCSIASP.

[4] Despacho n.º 20692/2007, de 10 de Setembro, o qual também aprova alguns testes rápidos na saliva (Branan Oratec III; Securetec Drug Wipe 5; Acon Multi Drug Multi-Line Twist Screen Test Device; Drager Drug Check; Avitar Oralscreen Drugometer; Dialab Diaquick Doa-Saliva Multi 6), por seu turno em 2008, através do Despacho n.º 21240/2008, foram aprovados outros dois (Branan Oratec III e Drager Drug Check). Em 2016, o Despacho n.º 2577/2016 aprovou o o equipamento de rastreio na saliva para deteção de substâncias psicotrópicas da marca Alere, modelo DDS 2.

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: