Anúncios
está a ler...
Proteção Civil, Saúde, Segurança

Pobreza energética (II)

Imagem relacionadaAinda recentemente escrevemos sobre a denominada pobreza energética. Referimos que para tentar contornar este problema e garantir um mínimo de conforto, os cidadãos recorrem a vários expedientes, nomeadamente braseiras, fogões, fornos ou fogareiros a carvão, e a diversos equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores. A este cenário temos de juntar ainda um parque habitacional degradado, habitações ilegais e outras construídas paredes meias com estabelecimentos comerciais e industriais.

Segundo o JN, entre 1 de novembro de 2018 e 25 de Janeiro de 2019, morreram 19 cidadãos a tentar aquecer a casa com estes métodos expeditos, havendo ainda a registar 21 desalojados. Os números são assustadores e exigem medidas que ultrapassem as habituais manifestações de pesar e a “vociferação” de algumas intenções não raramente ligadas a diversos aproveitamentos.

No artigo que publicámos aludimos a um conjunto de orientações sobre incêndios urbanos e outras conexas disponibilizadas pelo site Segurança Online. Como alguns leitores referiram, muitas das pessoas que são mais severamente afetadas pela pobreza energética não têm contacto com as novas tecnologias, e como tal não podem aceder a este ou a outro tipo de informação análogo.

Assim, além das medidas estruturantes implementadas pelas entidades competentes, da promoção de campanhas de sensibilização levadas a cabo durante o outono e o inverno nos órgãos de comunicação social (à semelhança do que acontece com os fogos rurais com assinaláveis resultados positivos), pensamos que não seria descabido que as Forças de Segurança, no âmbito do policiamento comunitário, fossem munidas deste tipo de informação e que a veiculassem, tal como sucede na prevenção das burlas, dos furtos e dos roubos como forma de alerta para a adoção de práticas seguras de molde a evitar estas tragédias.

J.M.Ferreira

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: