Como já mencionámos em diversas ocasiões, os serviços de informações são um pilar essencial para salvaguarda dos interesses do Estado. No caso português, incumbe-lhe assegurar, no respeito da Constituição e da lei, a produção de informações necessárias à preservação da segurança interna e externa, bem como à independência e interesses nacionais e à unidade e integridade do Estado, na vertente interna, pela ação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e, na externa, através do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).
Para uma melhor compreensão desta temática, não poderíamos deixar de dar nota da recente publicação de uma obra intitulada “O Mundo Secreto – Volume II, Uma História da Espionagem – Da Primeira Guerra Mundial à Atualidade”, da autoria de Christopher Andrew.
Este livro é a sequência de um outro, do mesmo autor, “O Mundo Secreto – Volume I, Uma História da Espionagem – Dos espiões da Bíblia às grandes potências (1890 – 1909)”, o qual também divulgámos aquando da respetiva publicação.
Duas obras essenciais para melhor se compreender um setor essencial nos tempos que correm, mercê das ameaças cada vez mais difusas, diversas e complexas.
Manuel Ferreira dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.