está a ler...
GNR, Proteção Civil, Segurança

Em maré de parabéns

I

Parabéns aos recém promovidos ao posto de Tenente-General da Guarda Nacional Republicana:Resultado de imagem para estatuto militares da GNR

Mais um passo no processo de autonomização em curso desta Força de Segurança de natureza militar, a qual, ao que parece, ainda irá manter na cúpula um Oficial General do Exército (os próximos dias se encarregarão de confirmar tal facto ou não).

II

Parabéns ao Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil por, na sequência do Decreto-Lei n.º 247/2007, de 27 de junho e  da Portaria n.º 322/2021, de 29 de dezembro, ter assinado o Despacho n.º 8315/2023, relativa aos critérios e ao procedimento de seleção dos bombeiros que integram as equipas de intervenção permanente (EIP).

Do nosso ponto de vista, um excelente contributo para a credibilização destas equipas e dos bombeiros em geral, bem como para a mudança do paradigma nesta área, embora tenhamos consciência da “mão invisível” dos “interesses instalados”.

III

Tal como já referimos, de acordo com o último Relatório Anual de Segurança Interna, em 2022, em Portugal foram denunciados 9276 furtos em residências, com arrombamento, ou chaves falsas. Um aumento de 10,2% face a 2021. Estes números são a ponta do iceberg, uma vez que os mesmos representam apenas os crimes denunciados, ficando de fora os restantes (cifras negras e cinzentas). 

Desta forma, e por fim, parabéns à GNR de Lisboa, em virtude de na sequência da Operação “West Lunch” ter detido cinco cidadãos  por furtos em interior de residências, nos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK