Anúncios
está a ler...
Catástrofes, Proteção Civil, Segurança

Prevenção e combate aos incêndios – Estratégias

Imagem relacionadaNo Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017, foram aprovadas várias medidas. Algumas delas inserem-se no capítulo da reforma do modelo de prevenção e combate aos incêndios florestais, pretendendo-se, desta forma, “implementar mudanças de natureza transversal que garantam a integração do conhecimento, a eficácia do sistema no seu conjunto e uma melhor articulação dos pilares da prevenção estrutural, da resposta operacional e da vigilância pós-incêndio”.

Essas medidas abrangem:

  • A aprovação de alterações estruturais na prevenção e combate a incêndios;
  • A implementação de uma Estrutura de Missão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais;
  • A criação, no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de um Programa Mobilizador de I&D;
  • A aprovação da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, assumindo-se como um plano efetivo para a redução do risco de catástrofes.

Relativamente às alterações estruturais na prevenção e combate a incêndios, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, procurando, nomeadamente, a aproximação entre prevenção e combate aos incêndios rurais, a profissionalização e capacitação dos operacionais, a incorporação do conhecimento e especialização progressiva entre o combate aos incêndios rurais e a proteção de pessoas, bens e povoações, sem prejuízo da unidade de comando.

No que concerne à Estrutura de Missão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, esta foi criada através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-B/2017. Depende do Primeiro-Ministro, é presidida pelo Engenheiro Tiago Martins de Oliveira, tem por fim apoiar o Governo na preparação e execução das recomendações do relatório da CTI, cabendo-lhe ainda promover a instalação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos (AGIF), a qual deverá entrar em funcionamento a 1 de janeiro de 2018.

A implementação, no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de um Programa Mobilizador de I&D, consta da Resolução do Conselho de Ministros n.º 159/2017, tendo como o objetivo reforçar o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas e técnicas.

Por fim, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, através da qual se aprova a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, assumindo-se como um plano efetivo para a redução do risco de catástrofes que assenta em cinco objetivos estratégicos:

  • Fortalecer a governança na gestão de riscos;
  • Melhorar o conhecimento sobre os riscos;
  • Estabelecer estratégias para redução de riscos;
  • Melhorar a preparação face à ocorrência de riscos;
  • Envolver os cidadãos no conhecimento dos riscos.

A estratégia para fazer prevenir e combater o flagelo dos incêndios rurais está traçada, agora seguem-se os tempos conturbados da operacionalização que antevejo recheados de obstáculos.

Sousa dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: