Anúncios
está a ler...
Defesa, Segurança

Unidade Politécnica Militar (UPM) (II)

Tal como referimos, foi recentemente aprovado em Conselho de Ministros um decreto-lei que regula a Unidade Politécnica Militar (UPM) e consagra as especificidades da componente politécnica do ensino superior militar, sendo definidas a sua natureza, missão, atribuições e a sua estrutura orgânica. A UPM passará a formar os sargentos dos quadros permanentes dos três ramos das forças armadas e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A este propósito, recomendo vivamente a leitura de um artigo de opinião escrito pelo Tenente-Coronel Rogério Copeto, onde de uma forma escorreita e esclarecedora se trata deste assunto. Na parte final do artigo, frisa-se que no culminar deste processo, aos sargentos das Forças Armadas e da GNR passará a ser atribuído um Diploma de Técnico Superior Profissional (nível 5), habilitação necessária para ingresso nesta categoria profissional, conferido pelo Instituto Universitário Militar (IUM), através da UPM, podendo os titulares do citado diploma aceder e ingressar no ensino superior através de um concurso especial, adquirindo o respetivo grau académico.

Por fim, é de salientar que o diploma aprovado em Conselho de Ministros, prevê o reforço da cooperação entre os ramos e a GNR ao colocar “sob o mesmo chapéu, o IUM, as escolas de sargentos já existentes “garantindo uma maior racionalização de recursos” mantendo-se as “especificidades de formação e a descentralização de cada uma das escolas”.

J.M.Ferreira

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: