está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Ciências Forenses, Cibersegurança, Defesa, Forças Armadas, forças de segurança, geopolítica, informações, Investigação Criminal, Justiça, Proteção Civil, Relações Internacionais, Saúde, Segurança

Press Center 20-11-2025

20-11-2025

O Press Center de 20 de novembro de 2025 destacou-se pela forte presença de notícias relacionadas com criminalidade organizada e tráfico de droga em Portugal.

Segurança Interna e Justiça

Diversos títulos deram conta de apreensões relevantes, desde cocaína cor-de-rosa e haxixe branco em Olhão, à detenção de uma mulher no Aeroporto de Lisboa com mais de seis quilos de cocaína, passando ainda pela condenação de um grupo que escondia droga em bananas. Também foi desmantelada uma rede que utilizava uma lavandaria como ponto de venda.

No âmbito criminal, ganhou relevo a transferência para a cadeia de Monsanto do líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), detido em Cascais, e a revelação de que este pagava uma renda mensal de 7 mil euros por uma casa de luxo. Outros casos mencionados incluem o desmantelamento de uma rede suspeita de assaltos a supermercados em todo o país e a detenção de um homem acusado de burla imobiliária que terá lucrado mais de três milhões de euros.

Ao mesmo tempo, a segurança e a gestão dos fluxos migratórios voltaram a estar em destaque. As expulsões de imigrantes aumentaram 62%, ao mesmo tempo que a Frontex prepara agentes portugueses para realizarem “retornos eficazes”

Diplomacia e Conflitos Globais

Os conflitos internacionais dominaram também a agenda diplomática. O plano de paz proposto pelos EUA para a Ucrânia gerou polémica tanto na Europa como em Kiev, sendo descrito por alguns críticos como aparentemente favorável ao Kremlin, uma vez que prevê a cedência de territórios — Luhansk e Donetsk — e a redução do exército ucraniano. A União Europeia condenou a proposta por não diferenciar, de forma clara, agressor e vítima. Paralelamente, as relações entre os EUA e a Venezuela alternaram entre sinais de possível escalada militar e tentativas de negociação.

Entretanto, as Nações Unidas colocaram novos desafios às forças militares portuguesas na República Centro-Africana, enquanto o SIED assinalou 30 anos de atividade. Em Espanha, a condenação do Procurador-geral por revelação de informações sujeitas a segredo de justiça provocou inquietação institucional. Já em Newark, nos EUA, a comunidade portuguesa manifestou preocupação após novas ações policiais contra imigração ilegal.

Saúde

Na área da saúde, sobressai o caso de uma médica suspeita de ter obtido meio milhão de euros através de prescrições indevidas de Ozempic, estando agora sujeita a uma caução de 500 mil euros. A deteção de tuberculose numa cadeia levou um sindicato a apresentar queixa contra um médico, e várias funcionárias de uma Unidade de Saúde Familiar foram suspensas por alegadamente inscreverem de forma fraudulenta cerca de dez mil imigrantes.

_________________________________

____________________________________

J.M.Ferreira

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK